Chemone Ensina
Aranhas
Representam o maior grupo de aracnídeos com aproximadamente trinta e cinco mil espécies catalogadas no mundo. São animais carnívoros que alimentam-se principalmente de insetos.
No Brasil as aranhas de importância médica que podem provocar acidentes devido a sua picada são:
– Loxosceles sp (Aranha Marrom): Conhecida como a aranha domiciliar, tem hábito noturno e não é agressiva. Dentro das residências abriga-se em cantos de paredes, atrás de móveis e objetos, rodapés, dentro de calçados, armários, roupas, forros, sótãos. Na área externa vive sob folhagens, cascas de árvores, entulhos, tijolos e telhas empilhadas.
– Phoneutria sp (Armadeira): Não constrói teias, são solitárias, e abriga-se em lugares escuros, em terrenos baldios, próximo às residências, buracos no solo, debaixo de madeira e pedras ou entre folhas de vários vegetais, em especial, as bananeiras. Geralmente à noite saem para caçar. São muito agressivas e seu nome deve-se ao fato de se armar para atacar a presa quando se sente ameaçada. Essa espécie provoca acidentes, que podem ser graves em crianças.
– Lycosa sp (Tarântula ou Aranha de Jardim): Apresenta hábitos diurnos, vive próximo à residências em jardins, gramados, pastos, áreas de lazer, piscinas.
– Latrodectus sp (Viúva Negra): Vive em teias que constrói sob vegetação arbustiva, rasteira, plantas de praia e pode aparecer perto de residências. Não apresenta comportamento agressivo.
As aranhas são animais peçonhentos que injetam o seu veneno por meio de um par de glândulas localizado nas peças bucais. Os acidentes com aranhas ocorrem com maior intensidade no verão e a gravidade do envenenamento apresenta as seguintes variações:
– o local da picada;
– a sensibilidade individual da vítima (os acidentes podem ser fatais, principalmente em crianças);
– a falta de assistência médica .
A aranha armadeira provoca o maior número de acidentes e aranha marron é considerada a mais venenosa. Normalmente, os acidentes ocorrem em áreas domiciliares pois, a vítima entra em contato com roupas, objetos, calçados ou manipulam alimentos em especial, as frutas, onde esses animais estão abrigados.
O Controle das aranhas deverá ser realizado através da utilização de produtos específicos para essa praga e da adoção de medidas preventivas e corretivas no ambiente.