Chemone Ensina
Barbeiros
São artrópodes da classe Insecta, hematófagos, isto é, que se alimentam fundamentalmente de sangue conhecidos como barbeiros. Os triatomíneos procuram obter seu alimento em animais de sangue quente como aves e mamíferos.
São vetores transmissores da Doença de Chagas, que representa um grave problema na saúde pública. A principal forma de transmissão da doença ocorre quando o barbeiro deposita suas fezes infectadas sobre a pele do individuo, enquanto suga o seu sangue. Normalmente a picada provoca coceira intensa e o individuo ao se coçar, facilita a penetração do agente causador , o Trypanossoma cruzi, na corrente sanguínea.
O ciclo de vida desses insetos apresentam três fases: ovo, ninfa (5 estádios ninfais) e a fase adulta. A hematofagia ocorre em todas as fases dos triatomíneos.
Dentre as espécies pertencentes aos gêneros Triatoma, Rhodnius e Panstrongylus, os principais vetores da doença de Chagas são: Triatoma infestans, Triatoma brasiliensis, Triatoma pseudomaculata, Triatoma sordida, Rhodnius neglectus, Rhodnius prolixus e o Panstrongylus megistus.
A maioria dos triatomíneos vivem em ambientes silvestres, mas algumas espécies habitam domicílios, principalmente nas áreas rurais ou moradias precárias. Abrigam-se nas frestas das paredes de barro, tetos de taipa e palha, caixas e sacos de mantimentos, objetos, lenhas e pedras amontoadas, galinheiros, casca de tronco de árvores, paiol etc. Nesses locais os barbeiros encontram esconderijos para se refugiar durante o dia e diversas fontes de alimentação entre eles, o homem, animais domésticos como gatos, cachorros, galinhas, porcos, etc.
O controle dos triatomíneos é realizado através da aplicação de inseticidas específicos nos domicílios e peridomicílios.