Chemone Ensina
Cascudinhos
O Alphitobius diaperinus Panzer, também conhecido como cascudinho é um besouro da família Tenebrionidae que provoca diversos prejuízos econômicos e problemas sanitários na avicultura, sendo também uma praga secundária de grãos armazenados, rações e farinhas. Foi introduzido nas granjas avícolas junto às rações para aves adaptando-se rapidamente as condições favoráveis de temperatura e umidade.
O ciclo de vida apresenta quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto com duração média de 60 dias. As formas adultas apresentam hábitos noturnos sendo encontradas dentro e fora dos aviários. Durante o dia são observadas na cama dos aviários, comedouros, bebedouros, nas frestas, rachaduras, vigas de madeira.
Alimenta-se de restos de aves doentes, mortas, chegando até elas através da cama, tornando-se um veiculador de diversos patógenos tais como: bactérias (Escherichia spp, Salmolella spp, Bacillus spp, Streptococccus spp), fungos (Aspergillus spp, micotoxinas), protozoários, helmintos e vírus (Influenza tipo A, Newcastle, rotavírus, Marek).
As larvas perfuram o sistema de isolamento térmico em galpões climatizados e as cortinas resultando na alteração na temperatura ideal para o desenvolvimento dos pintinhos. Esses danos provocam resultados insatisfatórios de ganho de peso, conversão alimentar, etc.
Outro problema enfrentado é a ingestão dessa praga pelas aves. Ao serem ingeridos os cascudinhos liberam substâncias tóxicas que causam lesões hepáticas. Além disso, as larvas provocam estresse, machucam e lesionam a pele das aves, favorecendo infecções secundárias, comprometendo assim a qualidade da carne.
O Controle do cascudinho deverá ser realizado através da utilização de produtos específicos para essa praga e da adoção de medidas de manejo integrado no ambiente a ser tratado.