Chemone Ensina
Pulgas
São pequenos insetos pertencentes a ordem Siphonaptera que não possuem asas, porém apresentam pernas que permitem saltos a longas distâncias.
As pulgas são ectoparasitas de aves e animais, sendo muito freqüente em cães e gatos. Possuem uma capacidade reprodutiva excepcional produzindo em média mais de 100 ovos diários dos quais nascem larvas que em poucas semanas se convertem em adultas.
O ciclo de vida das pulgas está dividido em 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto que se completa em torno de 30 dias dependendo das condições de umidade, temperatura, alimentação e da espécie.
As pulgas infestam os mais diversos ambientes podendo ser encontradas em jardins, dentro e fora das residências, frestas, rachaduras, calçadas, escadas, nos abrigos dos animais, pisos, tapetes, carpetes, embaixo de móveis, atrás de portas e janelas, paredes, etc,. Apenas o adulto é hematófago, sugando o sangue de mamíferos e aves.
Provocam desconforto ao homem e animais domésticos e doenças como: dermatites alérgicas, algumas viroses, vermes e doenças bacterianas dentre elas a peste bubônica, tularemia e salmonelose. Ao picar o homem e outros animais provocam grande irritação, pequenas manchas avermelhadas que em alguns indivíduos pode se agravar pela coceira constante no local afetado.
As espécies de pulgas mais importantes na saúde pública são:
– Ctenocephalides felis felis (Pulga do Gato).
– Ctenocephalides canis (Pulga do Cão).
– Pulex irritans, ataca mais o homem, podendo, no entanto, alimentar-se sobre outros hospedeiros.
– Xenopsylla cheopis (Pulga do Rato).
O Controle das pulgas deverá ser realizado através da utilização de produtos específicos para essa praga e da adoção de medidas que envolvem a higiene periódica do ambiente e o tratamento dos animais infestados.